domingo, março 30, 2008

Honestidade Intelectual

imparcial:adj. 2 gén., que não é parcial;que apenas procura a verdade;justo;recto;equitativo;neutral.

Gosto muito da expressão "honestidade intelectual".
Portugal é um país fabuloso. Somos é um povo demasiado desconfiado e com uma noção de relações de poder demasiado vincada (para não falar na história basta olhar para o perfil de politico respeitado em Portugal).
Parece-me que este escudo da imparcialidade é mesmo isso, um escudo. E esconde exactamente o oposto. Parece a típica atitude dos homofóbicos que são homossexuais.
Uma inteligência social com um pouco mais de honestidade intelectual e um pouco mais de confiança e este Portugal dava-nos mais orgulho.
Como em tudo, os exemplos começam nos ícones e nos líderes.

Acho que podíamos colocar um anuncio no expresso empregos:
PROCURAM-SE LÍDERES COM HONESTIDADE INTELECTUAL PARA PM DE PORTUGAL!

1 comentário:

Tânia Mealha disse...

Tiago fiquei espantada com o teu "basta olhar para o perfil de politico respeitado em Portugal", não sabia que em Portugal se respeitavam os políticos, quanto mais um determinado perfil de políticos.
No espírito da "honestidade intelectual" tenho que dizer que essa história dos perfis me incomoda um pouco. Vejo tanto na direita quanto na esquerda políticos que respeito pela sua verticalidade, espírito de iniciativa, frontalidade, conteúdo, espírito crítico, mas confesso que, do que entendo como "perfis", não terão o mesmo "perfil" político - dado que "perfil" não serão apenas um conjunto de características como as que acabei de enunciar, mas também a sua estrutura mental (forma de pensar e de agir). Além disso, permite-me discordar de mais uma "coisinha": os exemplos começam nas bases, pois são essas que elegem quem os representam, e por isso se houvesse em Portugal mais educação, espírito de cooperação, politização, talvez aí os nossos "ícones" e "líderes" fossem exemplos. Os governantes que temos são um reflexo do povo que temos, por isso se almejas um líder com honestidade intelectual antes terias que elucidar o povo Português acerca do que significa. Não me parece que as pessoas que votam no intuito de salvaguardar apenas o seu interesse individual, ou pior aquelas que nem sequer votam ou votaram, saibam o que é ou valorizem a democracia. Apenas gostam de frases fáceis como "vou baixar os impostos" e o resto que se lixe. Contudo acho o teu objectivo louvável, tenho é dúvidas se publicam o anúncio!