domingo, março 30, 2008

a aluna, o telemóvel, a professora, ...

Não percebo porque tentam fazer destes miúdos um exemplo de punição ao invés de resolverem efectivamente a situação!
Claro que a rapariga merece ser penalizada, bem como os seus colegas que nada fizeram, aliás nada fizeram no sentido de defender a professora ou chamar a sua colega ao "bom-senso". Contudo, as Instituições que são bem mais "instruídas" e conhecedoras dos problemas que levam a este tipo de comportamentos não mostraram, nem mostram, agilidade suficiente para lidar com o assunto, e como o povo reclama justiça lá se vai com a miúda para o Tribunal de Família e Menores de Matosinhos para apurar a eventual responsabilidade criminal da jovem. E a responsabilidade dos pais desta miúda?! Não são chamados à atenção, não avaliam o comportamento familiar, apenas o da miúda?!
Acham que por mostrarem mão de ferro numa situação destas voltam a dar força aos professores?! Não me parece, é sim mais uma operação de marketing governamental. No entanto a educação das crianças e adolescentes de hoje vai continuar à deriva, porque os professores não têm meios que lhes possibilitem a manutenção da autoridade. Ainda hoje penso que se a professora tem enfiado um tabefe na miúda que tivesse sido filmado, como seria o cenário?! Puniam a professora também?! No meio daquela exaltação e luta pelo telemóvel nem sei como a professora não teve essa reacção...
É óbvio que existem outras formas de exercer autoridade, a professora podia ter posto a aluna na rua com falta, mas para fazer valer o seu ponto de vista e dada a situação inesperada de troca de papéis, nem sequer pensou nisso. Contudo, parece-me que as soluções apontadas não solucionam o problema. Servem apenas para acalmar os ânimos. A nível estrutural vai ficar tudo na mesma.
Sempre que acontecer uma situação destas vão levar os miúdos a Tribunal de Família e de Menores?!
Os pais destes miúdos nunca vão ser chamados à responsabilidade que têm de os educar?!
Não os vão obrigar a frequentar cursos de formação cívica ou prestar serviços à comunidade?! Acreditam mesmo que o problema de falta de autoridade acontece apenas na escola com os professores e não em casa com os seus pais do mesmo modo?!
Vão culpar a existência de telemóveis e proíbi-los ou vão ensinar às crianças e adolescentes como usar as novas tecnologias?!
Afinal o que se pretende?! Educar indivíduos que pensem, sejam capazes de avaliar as situações, ter espírito crítico, integrá-los na sociedade, agir em prol da sociedade em que vivem para que sejam cidadãos, ou pretendem retirar-lhes os intrumentos que lhes permitem um desenvolvimento pessoal e social capaz para que possam viver em democracia com os seus pares, respeitando valores e querendo ser respeitados?!

1 comentário:

Johnnyzito disse...

Por coincidência, publiquei, hoje, um post sobre o tema com o título A aluna, a professora e o telemóvel.

http://sempre-a-produzir.blogspot.com/2008/04/aluna-professora-e-o-telemvel.html