domingo, fevereiro 03, 2008

Não somos republicanos nem democratas

Esta febre do regicídio deixo-me mais atento e curioso em relação à nossa historia da democracia. Principalmente antes do 25 do 4 (parece-me nitidamente que os nossos revolucionários abarbataram-se da palavra democracia na historia de Portugal).
Após ler algumas coisas muito interessantes aqui na net resolvi partilhar convosco este texto, parte integrante da formação cívica leccionada nas nossas escolas no ensino básico. Não sei honestamente se ainda é válido mas o resumo da nossa democracia é... isso mesmo, um resumo.
Não faz parte do nosso adn. Basta ver quanto tempo tivemos desta dita "democracia" na nossa história.
Assumindo a validade do raciocínio anterior parece-me mais que lógico afirmar que o nosso adn é monárquico. Portugal foi fundado em 1143 e em 1910 é instaurada a republica... Para quem acredita na força dos hábitos e na tal memória histórica colectiva como justificação para comportamentos sociais acho que é obrigatório aceitarmos o facto de sermos um povo habituado à causa real.
No entanto não acredito que alguma vez se retorne a uma forma de sistema politico onde uma das partes tem o poder adquirido (por mais ténue que seja esse poder). É uma pena! Mas será que um regime presidencialista, ou semi-presidencialista faria sentido no nosso país? Será que a alteração da forma poderia estancar um pouco o descrédito perante os políticos?
Será que é preciso mudar alguma coisa? Será que ainda não trabalhamos bem este modelo? Será que há resposta para isto?

Sem comentários: