segunda-feira, julho 31, 2006

Media, Ideologia e Controlo Social (1 )

Um dos raciocínios subsequentes à leitura do post Media, Ideologia e Controlo Social.

Por alguns dos motivos aqui apresentados à muito que tenho dúvidas sobre o que leio nos jornais! Passou a ser um acto de fé em que escolho as notícias em que devo acreditar. Mas a liberdade de informar, consequência das democracias tem estes problemas! Como é que se resolvem? Acabando com as classes sociais e impondo um "Senso Comum" que não respeita a individualidade?
Nas lógicas de hoje, que eu em larga medida defendo como justas, é mais que razoável que as "marcas" procurem notoriedade através de notícias consequentes a actividades ou inovações que desenvolvam. As palavras "Comunicar" ou "Contactos" ou "Networking" são hoje os fundamentos da maioria do mercado (para não dizer todo). Tudo bem que se criam condições para uma subversão do sistema: utilizar à partida os meios de comunicação para criar as "marcas". Mas também sabemos que nem tudo funciona assim. Existem no mercado muitos interesses comuns que não levam obrigatoriamente à lógica de manipulação, mas só a de informação (será que há diferença?).
O monstro das mass media é real e problemático... mas se o assumirmos verdadeiramente transformar-se-á sempre numa vantagem. É mais um factor que tem que se ter em conta na arte de comunicar.
E no fim restamos nós! Os tais contactos, as pessoas que nesta lógica viram números ou pedaços de plasticina para moldar...
O problema! Ou não....
A informação é uma necessidade crescente, faz parte do nosso desenvolvimento social e individual. O fornecimento dessa informação, enquanto houver liberdade, será possivelmente manipulado pela experiência, opinião ou pelo interesse de quem a escreve. Aqui a grande vantagem é que muitos escrevem, e muitos dão opinião, e muitos lêem, e muitos escolhem consciente ou inconscientemente. Aqui de certa forma, a quantidade (diversidade) é a grande qualidade!
Agora o senhor Gramsci desperta (entre outras) uma questão curiosa! A da verdade individual! A verdade na génese da hegemonia ideológica e sua consequente injustiça...

Obrigado Tania por teres me feito pensar... E as coisas que inventas para falar do governo Sócrates!

Sem comentários: