segunda-feira, julho 24, 2006

acesso ao ensino superior para jovens com mais de 23 anos

que raio de merda é esta, de um sujeito sem ter o ensino secundário terminado poder aceder ao ensino superior, desde que tenha mais de 23 anos?!
mas, está tudo doido?! que raio de processo de avaliação de um candidato é este: "
1) análise do currículo escolar e profissional do candidato e apreciação das competências adquiridas pela experiência profissional, através da realização de uma entrevista; 2) uma prova de compreensão e produção de linguagem escrita especialmente adequada para admissão e progressão no curso"?!
parece-me que isto contraria um ensino de qualidade, tendencialmente gratuito e a igualdade de oportunidades... com que então, alunos de primeira e alunos de segunda; alunos que "passam as passinhas do Algarve" a estudar para entrar na Universidade, e outros que esperam fazer os 23 anos... e ainda dizem que Bolonha não é um compadrio que respeita e tem como base políticas da Organização Mundial de Comércio e do Fundo Monetário Internacional... santa ignorância!

4 comentários:

Anónimo disse...

E será que um aluno que por uma qualquer razão ficou com uma ou duas disciplinas penduradas há 5 anos, que tem estado a trabalhar e sendo bom técnicamente não tem direito a uma segunda oportunidade de ingressar no ensino superior? Não nos esqueçamos que o canudo muitas vezes vale mais do que o Curriculum Vitae.

Tânia Mealha disse...

E será que um aluno que nem sequer tenha completado o 10º ano, merece ingressar no ensino superior, efectuando apenas uma prova de compreensão escrita?! Ou mesmo o que apenas não fez 2 cadeiras do 12º ano, merece entrar na Universidade sem fazer os famosos exames nacionais?! Que raio de igualdade de direitos é esta?! Seré isto justo?! Não me parece...

Anónimo disse...

A questão é que não é apenas uma prova de compreensão escrita, é necessário apresentar curriculum na área, passar numa entrevista e na realidade são dois exames que tem de se fazer. Não sendo grande conhecedor da matéria, estou em crer a única diferença disto para os antigos "Ad-hoc" está na idade: dos 25 passou para os 23.
Se não desvirtuarem o sistema esta medida parece-me importante para a qualificação de quadros, que na realidade já têm experiência mas não têm o canudo. Injusto seria obrigar alguém que deixou os estudos há uns quantos anos a concorrer em exames sobre matéria que outros estiveram a estudar até há poucos dias.

Anónimo disse...

E se formos a pensar na percentagem de alunos que passou esses exames apenas a copiar e com cabulas e nem sequer mereciam estar na escola ? Não se esqueçam que o ensino de hoje em dia é muito mais simples do que antigamente. Eu acho isto muito bem porque muita gente até nem tem oportunidade para seguir os estudos devido a dificuldades económicas. Pensem que muitos dos alunos do ensino superior nem sequer aproveitam o facto de poderem ter um grau académico. Acho isto uma boa oportunidade para aqueles que queriam estudar e não puderam.