Há direita e à esquerda - pequenas notas para pensarmos...
Há pessoas em cujas cabeças há coisas que não entram nem à martelada. Como é evidente, há que distinguir entre "modelos de criação de riqueza" e "modelos de distribuição de riqueza". Os países ricos, como a Holanda, a Suiça ou a Suécia, podem naturalmente aplicar "políticas de distribuição de riqueza socialistas" dado que possuem riqueza para distribuir. No entanto, não foi seguramente com o "modelo de desenvolvimento socialista" que atingiram esse nível de riqueza. Se desejarem de facto um exemplo de um país que aplicou o "modelo de desenvolvimento socialista", têm por exemplo a Coreia do Norte, onde segundo a ONU 70% da população sofre de carências alimentares.
Para terminar, o episódio descrito traduz a expressão lógica,
País Rico => Pode gastar dinheiro ("País Socialista")
e não a oposta:
País que gasta dinheiro (Socialista) => País Rico.
Não é a gastar muito dinheiro que alguém se torna rico, mas sim aqueles que já são ricos é que gastam muito dinheiro.
Atualmente, esquerda pode ser definida como sendo aqueles que alegam se colocar do lado do povo, dos trabalhadores, assumindo posições socialistas ou comunistas.
"(...) A definição do termo comunismo é dada após a Revolução russa, no início do século XX, pois Vladimir Lenin entendia que o termo socialismo já estava desgastado e deturpado. Por sua teoria, o comunismo só seria atingido depois de uma fase de transição pelo socialismo, onde haveria ainda uma hierarquia de governo.A palavra comunismo apareceu pela primeira vez na imprensa em 1827, quando Robert Owen se referiu a mais benéfico do que o capital socialistas e comunistas. Segundo ele, estes consideravam o capital comumprivado. As palavras socialismo e comunismo foram usadas como sinônimos durante todo o século XIX.(...)"
"(...) Esse cenário de repúdio aos valores nacionais patrocinado pelas esquerdas contribui para gerar forte descrença na capacidade da Nação superar a crise que ora assola o planeta, gerando elevado grau de pessimismo no futuro do país.(...)"
Uma análise ao Brasil - in http://www.polestrare.com.br/introducao.htm
"(...)Atualmente, esquerda e direita são apenas palavras que designam o posicionamento dos seres humanos frente às vicissitudes da vida causadas pelo egoísmo inerente à raça humana. É natural que os menos aquinhoados desejem progredir; é, da mesma forma, natural que os que conseguiram construir algo lutem para defender o produto de seu trabalho e, entre esses dois posicionamentos, surgem inúmeros aproveitadores que nada produzem, tudo almejam e interferem politicamente para tirarem proveito de quaisquer oportunidades encontradas. Eles aliam-se ora à direita, ora à esquerda, conforme seus interesses e, se pouco fazem em prol da Nação, de quase tudo são capazes para ampliarem e manterem o seu poder."
"(...)O que mais me intriga é: como tantos crêem no ridículo da teoria da conspiração, se sabem da existência de centenas de organizações neste planeta que nada mais fazem do que conspirar? Descrer dessa teoria é, pois, crer na total incompetência de todos os organismos que conspiram para que possam realizar seus intentos, atribuindo a culpa a outrem. E, todavia, a esmagadora maioria assim o faz, seja por comodismo, seja por falta de conhecimento, seja por medo, seja por pertencer ao grupo conspirador ou por beneficiar-se de alguma forma das consequências do ato conspiratório."
Carlos Hernán Tercero
por Tiago Alexandre Lopes
Sem comentários:
Enviar um comentário