sexta-feira, janeiro 11, 2008

It Don't Matter If You're Black Or Woman

Adoro as eleições americanas!
Acompanhei toda a noite as primárias de New Hampshire. A perspectiva dos analistas políticos é fascinante e são óbvios e assumidos os apoios dos media aos seus candidatos. E os discursos dos candidatos... Puro e fascinante trabalho sobre a arte de comunicar...
Goste-se ou não ali estão políticos assumidamente profissionais. Eu gosto. No entanto gosto ainda mais da ironia de ver em confronto (nem que seja só nas primárias democratas) um afro-americano contra uma mulher. Um homem negro de nome Obama contra uma esposa eventualmente traída de um grande presidente. A emoção e a motivação no discurso contra a fria experiência politica.
Muito giro, muito bom.
Das infinitas análises que se podem fazer sobre um mesmo tema achei relevante partilhar dois dos argumentos utilizados para justificar a diferença dos resultados eleitorais para as sondagens. Em primeiro o fácil acesso dos eleitores à informação dos candidatos que pode fazer que alterem a opinião quando se aproxima o escrutínio (uma analise sustentada no volume de acessos aos sites dos candidatos). Em segundo a diferença da resposta a uma sondagem para o momento do voto. É moderno ou progressista afirmar que se vote num negro ou numa mulher mas não quer dizer que se "consiga" assumir esse facto no momento de efectivar o voto. Este é um dos factores que colocaram o Edwards como o candidato que mais facilmente ganhava a qualquer candidato republicano.

Sem comentários: