quinta-feira, outubro 05, 2006

Episódio 1 - Lei do Ataque às Autarquias

Puxando pela memória dos últimos meses vamos nos lembrando de várias noticias que foram surgindo sobre algumas situações "anómalas" em algumas autarquias.
Noticias que tentam (e vão conseguindo) transmitir uma ideia de que as Autarquias e obviamente os respectivos Autarcas têm uma enorme tendência para o despesismo.
Obviamente que em centenas (e se acrescentar as Freguesias são milhares) de Autarcas encontramos de tudo, inclusivé as excepções de irresponsáveis despesistas e oportunistas e até de corruptos. Estes maus exemplos tocam todos os partidos!
Mas felizmente que temos muitos e bons exemplos de Competência e Excelência nos Autarcas do nosso país. Facto que, seja feita justiça, também tocam (quase) todos os partidos.
O problema é que através do que vai sendo publicado, os justos pagam pelos pecadores! E parece que todo e qualquer Autarca é um corrupto em potência.
E estas noticias não são inocentes!
Mas permitam-me mais um exemplo, por o conhecer em concreto.
Muitas têm sido as noticias sobre a CML (Lisboa). Se ainda fosse "batem leve levemente...", mas o ataque à CML tem sido, no minimo, excessivo!
Não vale a pena, para já, focar exemplo especifico, mas é preciso que se tenha em conta que a CML é um caso excepcional. Como me disse uma vez o meu pai «a Câmara de Lisboa é o maior Ministério do país».
O que se passa na CML, como vive a CML, como se trabalha na CML, é caso único! E esta frase é lapidar.
Mas lá se vai usando a CML como mais um ponto de ataque às Autarquias.
E, repito, estas noticias não são inocentes! Aliás ... não foram inocentes!
E tanto não foram que percebe-se agora que eram um "abre caminho" para esta proposta de Lei.
E lá vêm os Autarcas, sim esses malvados despesistas, refilar que lhes querem tirar dinheiro!
E o governo, nada demagogo, alertou: Os Municipios têm de ser solidários com o país e serem o "ponta de lança" de uma necessária política de contenção orçamental!
Mas porque razão começou o Governo na "casa do vizinho"??
Será apenas um ataque às Autarquias?

Sem comentários: