terça-feira, outubro 03, 2006

António Salazar, não desapareças...

Não faz sentido!
A nossa sociedade está a matar o Salazar!! Não entendo como é que se tentar esconder para debaixo do tapete uma das figuras mais marcantes do século XX português.
Isto de utilizar o Salazar única e exclusivamente como referencia válida da memória dos pseudo defensores da liberdade e da democracia não chega! Irrita-me ter em todas as aldeias, vilas e cidades uma puta duma rua chamada 25 de Abril ou dum capitãozeco qualquer e nem uma porcaria dum beco ou de uma lixeira ter o nome do Salazar...!
Será que ninguém percebe que isto não é saudável?!
O Salazar não é o Hitler!
Os comunas não foram chacinados em campos de concentração!
E no entanto vamos à Alemanha e vemos preservados para avivar as memórias varias estruturas, museus e monumentos que marcam essa época de erros do País.
É ainda mais revoltante quando sabemos que vivemos num País com uma constituição com uma matriz de esquerda.
Será que não era assim tão mau o Salazar? Será que aquilo que vem nos livros de história do ensino secundário é uma versão romance da realidade? Será que há aqui uma geração que se apoderou do poder e que fez vida à custa de um exagero da realidade? Geração essa que acabou com a industria nacional e com o patriotismo (apenas dois pormenores insignificantes numa sociedade)!?

Deixam de haver referencias sobre a vida da época, eliminam-se as prisões e as sedes das pides e afins e depois sobram as histórias.
E nesta altura outras começam a ser contadas, com a mesma validade.

Eu como sou democrata preocupo-me...








…e qualquer dia em vez de chamar Salazar ao rapa tachos chamamos-lhe Sócrates, ou outro político qualquer.

Sem comentários: