terça-feira, setembro 12, 2006

5 anos após o 11 de Setembro de 2001

Mais um debate no prós e contras, rtp 1. De um lado, o historiador Pacheco Pereira, do outro, o ex Presidente da República Mário Soares.

Para historiador, Pacheco Pereira deixa muito a desejar. Não reconhece e quiçá desconhece, ao contrário do historiador José Hermano Saraiva, que «a História tem um antes, um durante e um depois». Para ele, os libaneses têm quem mande neles, não são um estado soberano mas «um pau mandado da Síria», mas os israelitas já são soberanos – claro está! Ao que vem o «dinossauro da política» Mário Soares lembrar: «se quiser também lhe digo quem manda em Israel. Todos sabemos que são os Estados Unidos». Interessante, é também o facto de Pacheco Pereira não ter gostado das seguintes questões colocadas por Soares: quem armou os terroristas, quem forneceu a logística, quem é que fez as transacções antes do 11 de Setembro, quem é que lucrou?! – pelos vistos Pereira não gosta muito de ter dúvidas e por isso saneia da sua mente estas questões como que há velocidade da luz.
Pacheco Pereira, um defensor dos Estados Unidos, muito preocupado com as posições europeias, que estão a cometer assassínio político, pois quem irá desarmar o Ezzbolah (a mesma questão não se coloca sobre quem vai desarmar Israel) – as consequências da irreflexão dos Europeus (esses seres pensantes, com opiniões variadas, leia-se diferentes das dos EUA – donos e senhores da verdade no seu ver, e claro está, as grandes vítimas do 11de Setembro de 2001). Pior ainda, para Pacheco Pereira é incompreensível, apesar de falar de multiculturalidade, que «os muçulmanos que vivem na Europa afirmem que são muçulmanos, mas que os que vivem nos EUA digam que são americanos»! Pergunto-me: mas qual é o problema de querer manter a sua identidade cultural, as suas origens?! Dormirá ele melhor, por os muçulmanos que estão nos EUA dizerem que são americanos? – a mim pareceu-me isso, e fez-me pensar:... talvez, se numa Europa conseguem manter a sua identidade, mas nuns EUA não, será isso «lavagem de identidade» cultural imposta pelos EUA para que assim possam integar essa «grande democracia»?! Então se eles disserem que são muçulmanos, será que os americanos não os aceitam como parte integrante da sua sociedade? Então os EUA não são uma democracia, onde podem conviver todas as raças e credos?!...

Mário Soares, um defensor da Europa, do Médio Oriente, generalizando da Paz Mundial! A sério, defendeu acerrimamente que o terrorismo se resolve a falar, as bombas nunca serviram a democracia, nem a trazem até nós meros mortais. Apesar de ter puxado dos galões e inúmeros conhecimentos que travou até hoje na sua longa carreira política, conseguiu demonstrar o rídiculo que é, ter-se medo do Médio Oriente e não dos EUA. Como se o fanatismo fosse propriedade exclusiva de uma cultura ou raça, e não pudesse existir entre os homens que se lhe oferecem e que a cultivam idependentemente de raça, cultura, género, ideologia-política-social-económica, etc. – mais uma teoria, desta vez não conspirativa, que Pacheco Pereira não conseguiu montar!
Contudo, considero que a frase que mais marcou a noite, pelo inesperado e absurdo foi: «não se preocupe Dr. Mário Soares, a maioria das pessoas concorda consigo e não comigo. Eu sou um ser racional.» - por Pacheco Pereira. Pensei: são irracionais, a maioria dos portugueses?! Foi isso que ele quis dizer?!... Hodiernamente, uma pessoa pode esperar ouvir as maiores barbaridades... só não percebo porque não convidaram pessoas que realmente estudam e percebem o terrorismo, ao invés deste pessoal... é da notoriedade!

Pior que tudo isto, será que pensam que os cidadãos deste pequeno mundo, não conseguem perceber, que toda esta questão do terrorismo permite que as grandes potências se armem mais ainda – que as próprias pessoas, pela insegurança que sentem, irão mesmo elas pedir que cada vez se armem mais e mais os países ditos democráticos?! Que isso leva a uma legitimação cada vez maior do uso da força pelas armas? Que obriga a que os Estados possam cada vez exercer mais poder sobre as liberdades individuais?... devemos ser todos uma cambada de otários, para esses sujeitos que acham que podem comandar o mundo das suas cadeiras...

Só falta dizer que estamos numa crise de democracia, de religião, de fé! – alguém o vai fazer, é um cliché... não há uma análise profunda que se queira fazer, logo a culpa é da falta dos valores... Até concordo, que estamos em crise democrática. Ela não existe, não passa de uma pseudo democracia. Onde se concebe num mundo democrárico, em que uns se possam armar até aos dentes, com a última tecnologia ou com armas nucleares, e que outros países não?! Porque é que é mais passível que o Irão destrua o mundo Ocidental com as suas armas nucleares, do que os EUA destruam o Médio Oriente?! – Ah! Ok. O Médio Oriente já está a ser destruído...

No fim, não quero é acreditar, que a administração Bush, pela sua sede de poder, de petróleo, de mandar em tudo e em todos, de «sobre viver» à custa dos outros povos mundiais, tenha sido o responsável pelo 11 de Setembro (questão que muito perturbou Pacheco Pereira e que o fez dizer: «em última análise, se fossemos ver as coisas como o Dr. Mário Soares quer, ou seja, ver a História desde o início, iríamos ver que a culpa do 11 de Setembro, seria dos próprios americanos»), e que num passe de ilusionismo, queira que o mundo acredite, que os culpados são o raio dos muçulmanos – esse povo bárbaro, sem princípios, que é necessário democratizar, ou mesmo humanizar! Até parece que sem a ajuda da polícia paquistanesa teriam resolvido os atentados de Londres, ou que sem a ajuda da polícia marroquina teriam resolvido os atentados de Madrid. Mas, espera. Então nem todos no Médio Oriente são fundamentalistas?! Que tristeza. Pensei que eram todos iguais!

Shakespeare escreveu uma vez: «algo vai mal no reino da Dinamarca», eu diria: algo vai mal no espírito dos homens. Vivemos uma altura em que ninguém questiona os actos, os meios e os fins. Em que se permite tudo e mais alguma coisa, desde que isso satisfaça os interesses deste ou aquele povo. Só quando deixa de nos interessar, é que levantamos a ponta da cortina. O problema é que o pano nunca mais cai!

Sem comentários: