quinta-feira, junho 01, 2006

VIVA O DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

O dia da criança deviam ser todos os dias. Elas, as crianças, são os seres mais enigmáticos do mundo. Do nada fazem tudo, no nada vêem tudo. A fantasia é uma constante, e o questionamento da realidade é incessante.
Porquê?! - deve ser das palavras que mais usam... e agora estava a lembrar-me do anúncio da Compal (já comeste fruta hoje? Não! Porquê?!) e da Reciclagem (Porque é que na rua do Manuel há um ecoponto e na minha não?!) - estes anúncios deixam-me sempre com um sorriso :)
Infelizmente, nem todas as crianças têm as condições mínimas para sobreviverem (sanitárias, infraestruturais, económicas,...), nem todas as crianças têm pais ou alguém que as ame e cuide delas... Infelizmente, também muitos adultos esqueceram a criança que um dia foram - o que causa muitas dores de cabeça às crianças que os rodeiam, mas que também tira felicidade e desejo de "ir mais além", de descobrir coisas novas, de olhar para o mundo como se fosse a primeira vez, de apreciar as coisas mais simples.
Gostava por isso, que ao menos hoje tentassem recordar a primeira vez que: olharam uma flôr; deram a mão a um(a) amigo(a); caíram no chão por tropeçar nos pequeninos pés por as pernas ainda meio sem força e prática não corresponderem aos "comandos"; que viram o oceano e o acharam imenso... Isto para que nunca se esqueçam de que foram crianças.
Como diz Saint Éxupery no Principezinho, "as pessoas crescidas têm sempre necessidade de explicações... Nunca compreendem nada sozinhas e é fatigante para as crianças estarem sempre a dar explicações".

2 comentários:

Anónimo disse...

Vi o cartaz do 25 A que a menina oferece com o seu perfil!

Pode explicar a razão de tamanho mau gosto?

Tânia Mealha disse...

Os gostos, felizmente não são todos iguais. Este é o meu, e prende-se com aquilo que defendo e em que acredito.